quinta-feira, 1 de abril de 2010

A historia da DACON


A Dacon foi fundada no início dos anos ´60, pelo saudoso Paulo Goulart, engenheiro mecânico de formação (e que, segundo o folclore automobilístico, nunca foi buscar seu diploma no Mackenzie, onde se formou) juntamente com seus irmãos, Godofredo e Fábio .

Paulo foi responsável não só por esportivos interessantíssimos, mas também por uma das principais equipes de ponta no automobilismo brasileiro, correndo com os seus preparadíssimos, e também tecnológicamente avançados Karmann-Ghia/Porsche. Estes Karmann-Ghia, já naquela ocasião, ostentavam peças fundidas em alumínio, carroceria, portas e capôs em fibra de vidro, vidros plásticos, tudo visando aliviar seu peso, sem contar com a fantástica mecânica advinda dos Porsche 356 e do poderoso 904.

Nestes carros, pilotos como Wilsinho e Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Maneco Combacau, Rodolpho Olival Costa, Carol Figueiredo, Totó Porto e Anisio Campos - entre outros - obtiveram vitórias em todos os circuitos brasileiros, salvo nas 1000 milhas, que nunca foram vencidas pela Equipe Dacon.

( clique aquí para conhecer mais sobre a equipe Dacon e seus Karmann-Ghia Porsche )

Estas performances incríveis nos Karmann-Ghia serviu como carta de recomendação para que a Dacon viesse a ser a Distribuidora Oficial da Porsche no Brasil por muitos anos, fato que chamou atenção de outras marcas como British-Leyland, BMW, Maserati e Citroën, que também foram representadas pela Dacon e suas subsidiárias (Promissão).

Mas quem, com mais de 40 anos de idade, não se lembra daqueles Passat´s feitos e equipados pela Dacon? Com seus frisos pretos, bancos e interiores de couro, vidros verdes elétricos, volantes ingleses Moto-Lita, tetos solares corrediços - também importados da Inglaterra (... e aquelas "polainas sanfonadas", imitando parachoque retrátil, que o Anisio Campos desenhou e viraram moda nos Passat´s e Brasílias de todo o país ? ) - e diversos outros itens somente disponíveis nos carros estrangeiros que tinham importação proibida na época - sem contar ainda o "status" que dava a quem possuía um "Passat Dacon" ...

As modificações mecânicas iam desde carburações especiais até motores totalmente preparados. Havia também os SP-2 e as Brasília Dacon, muitas delas com toda a mecânica e componentes do Porsche 914 !

Mas foi em cima dos Passat´s que a Dacon desenvolveu um grande mercado em um trabalho de parceria do Paulo Goulart e Carol Figueiredo, com os modelos 180 S (820) e seu grande vidro traseiro, o 180 T (822) com capota targa, e o belíssimo 180 D (821), um três volumes de beleza incomparável, e algumas versões especiais como Limusine e Station-Wagon (só dois foram feitos). Todos estes podiam ser equipados e motorizados à gosto, contando com pinturas em cores especiais que só eles tinham na época.

No meio dos anos 80 Anisio Campos desenvolveu o Mini-Dacon, carro urbano com design elogiado até por publicações alemãs da época e duas vezes capa da revista 4 Rodas.

Já no inicio dos anos 90 foi criada a PAG - Projects d’Avant Gard - ou as iniciais de "Paulo de Aguiar Goulart," que, em parceria com Anisio Campos, criou o PAG (que o Anisio apelidou de "Fimose"), montado sobre plataforma Voyage e com inspiração no Porsche 928; os NICK, os Chubby, todos eles em várias versões derivadas da Saveiro e do Voyage. Estes também contavam, como os seus antecessores, com grande gama de componentes mecânicos e de acabamento.

O Edifício Dacon, inaugurado no início dos anos 80, veio trazer a opulência das torres de vidro para São Paulo. Formado por uma torre cilíndrica de 96 metros de altura com vidro japonês esverdeado, tornou-se símbolo de sofisticação e de poder no começo daquela década. Tinham escritórios na Tôrre, entre outros, o ex-ministro (já falecido) Dílson Funaro, o ex-ministro Ozires Silva, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello.

Naquele imenso hall, com ambientação projetada pelo Anisio Campos, víamos sempre as últimas novidades em automóveis de luxo e alta performance. Lembro que uma vez o Paulo pendurou com cabos de aço no teto umas Porsches 911 "zero" e isso parou o trânsito, com a curiosidade das pessoas de saberem como elas ficaram "penduradas no ar"... Isso era marketing intuitivo e o Paulo era um mestre nisso....

Hoje a Dacon já não existe mais, deixou apenas sua forte marca na esquina das avenidas Cidade Jardim com a 9 de Julho, nos Jardins, em São Paulo, onde hoje está a revenda VW Caraigá e o "VW Haus".

Diz Roberto Nasser em sua coluna: "O edifício Dacon é o endereço mais caracterizadamente Volkswagen da capital paulista. Nele funcionou a Dacon, que no final dos anos 60 montou uma equipe de competições com Porsches vestidos de Karmann-Ghia; representou a Porsche; criou versões atrativas de Fuscas, Brasílias e Passats, e até carros próprios. Identificar a VW com a Dacon é juntar o interesse institucional com a aura de atrevimento e futurismo que esta revenda passava ao tempo do mercado fechado".


Hoje, quando dizemos que é um "marco" aquele edifício redondo com design moderníssimo, construído onde desde de sua inauguração era a concessionária VW-Dacon, que ostenta seu nome até hoje, poucas pessoas entendem o "por quê".

Assim, penso que tal homenagem poderia ser prestada pela Obvio ! não só aos carros, mas também ao Dr. Paulo Goulart, que tanto contribuiu para o automobilismo brasileiro, nesta sua curta estada entre nós (falecido no dia 11 de julho de 2000, às 15:00 horas)

Um abraço,

Postado por: ALE Creditos: Fausto Vaz Guimarães